O RETORNO DE RÉGINA GALENO

regApós ter se ausentado presencialmente por dois meses – pois ela continuou administrando a distância – de suas atividades profissionais por inconveniência do destino, a Secretária de Educação de Alto alegre do Pindaré-MA, Régina Galeno retornou nesta segunda feira, 04/07/2011 para retomar suas atividades. Aproveitando esse retorno, ela convocou uma reunião que aconteceu na Casa do Professor com toda a equipe que compõe a SEDAP. O encontro iniciou-se por volta das 15:00h e foi finalizado às 19:15h.

Foi solicitado pela SE relato oral das ações desenvolvidas pelos departamentos durante sua ausência. As equipes demonstraram fidelidades quanto aos relatos e apresentaram alguns obstáculos que tem impedindo o êxito de cada equipe.

O departamento de Linguagem relatou sobre a realização de estudos de formação sobre a Prova Brasil com os profissionais da Rede, a implementação do projeto de leitura “Por uma Comunidade de Leitores” e informaram também sobre o encaminhamento da proposta de Língua Inglesa de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ao Conselho Municipal de Educação.

O Departamento de matemática informou que, apesar de alguns obstáculos, tiveram êxito na realização de suas ações como: planejamento, formação continuada, estudo sobre a Prova Brasil, tabulação de dados e aplicação de questionários. Também enfatizaram a possibilidade da realização de oficinas com professores e alunos para estudo e orientação sobre a OBMEP – Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, previstas a partir do dia 07 do corrente mês.

reg-2Para a Coordenação da EJA, além dos estudos de formação, os membros dessa equipe informaram que estão reelaborando o currículo dessa modalidade de ensino para a inclusão da temática Educação Ambiental e fortaleceram o discurso, acreditando no acompanhamento pedagógico como forma de contribuir ainda mais para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

A equipe do PQV quantificou a realização de cinco formações com temas diversos relacionados à prática de leitura e escrita entre os meses de abril a julho deste. Realizaram também o 2º simulado Prova Brasil as aptidões individuais e dificuldades dos alunos. Participaram dessa avaliação 600 alunos, distribuídos em 15 Unidades de Ensino e 22 turmas.

Após os relatos a Secretária de Educação Régina Galeno sugeriu às equipes a reorganização dos encontros para estudo de formação e planejamento, evitando dessa forma, os obstáculos apresentados pelas equipes. Ela ainda se reportou ao encontro como uma possibilidade de melhorar as ações educativas no âmbito municipal a partir da socialização das experiências e obstáculos relatados por cada profissional que faz parte da Secretaria de Educação. “Não podemos baixar a guarda perante esses obstáculos e sim buscarmos estratégias para superá-los.” Acrescentou Régina Galeno.

Para finalizar sua participação no evento, falou sobre o registro de experiências que deram certo como pano de fundo para socializar, divulgar e incentivar outros profissionais de ensino. Ainda destacou a possibilidade de premiar professores e gestores a partir de 2012 pelas ações bem sucedidas e que possam ser comprovadas.

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *