SEDAP REALIZA I FORUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

forumO Fórum Municipal de Educação, instituído pela portaria nº 08/2012, é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o governo municipal e tem a finalidade de contribuir com a gestão da política pública, promovendo as articulações necessárias entre os correspondentes fóruns de educação dos municípios, do Estado e Nacional.

O município Alto Alegre do Pindaré ao adotar um sistema próprio de ensino com fundamentos nas políticas nacionais de educação e legislações vigentes se compromete com a elaboração do Plano Municipal de Educação. O PME é um documento que define em uma construção coletiva e democrática   propostas, diretrizes e metas educacionais para serem alcançadas pelo município em um período de 10 anos. Ele foi elaborado em 2001, reavaliado atualmente por uma equipe de profissionais da SEDAP e compartilhado com representantes de vários segmentos: Secretaria Municipal de Educação; Conselho Municipal de Educação; Conselho Tutelar; Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Cultura; Sindicato dos Profissionais do Ensino Escolar de Alto Alegre do Pindaré-MA; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Colônia de Pescadores.

A participação desses segmentos sociais, comprovou que a SEDAP respeitou os cinco princípios democráticos: igualdade, liberdade, diversidade, solidariedade e participação. O encontro aconteceu na manhã de ontem, sexta feira, 09 de Maio de 2012, no auditório da Casa do Professor a partir das 9h e tinha como objetivo avaliação do antigo Plano Municipal de Educação tendo em vista a construção e reconstrução de metas e ações, como pano de fundo para uma educação de qualidade. Para isso a Secretaria Municipal de Educação contou com a participação de uma equipe de profissionais que se empenhou na busca de fundamentos que sustentassem o cumprimento ou não das metas estabelecidas no PME 2001-2010.

São algumas atribuições do Fórum Municipal de Educação: Acompanhar e avaliar o processo de Implementação das deliberações das conferências nacionais de educação; Planejar e organizar espaços de debates sobre política municipal de educação; Acompanhar e avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação.

Para a Secretária de Educação Municipal Régina Galeno, é necessário a reelaboração do Plano Municipal de Educação, considerando a participação dos vários segmentos da sociedade. Ela ainda ressaltou que para a melhoria da qualidade da educação municipal é necessário esse envolvimento coletivo, visto que é a partir desse ato que será reconstruído um documento para nortear as ações educacionais em Alto Alegre do Pindaré-MA.

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *