photoEvanylton de Oliveira Alencar, pai de Alberte e Robert, com nascimento registrado aos cinco dias de Agosto de 1973. Durante minha adolescência, além de estudar , executava também tarefas na lavoura como: plantio e colheita manual de arroz, feijão, milho, mandioca. Após concluir o Ensino Médio, modalidade magistério no Colégio Deputado Carlos Braide, em 1993 recebi convite para trabalhar na educação, porém recusei porque o salario era insuficiente para ter que tolerar tanto barulho em sala de aula. Como não havia outra opção, resolvi assumir e honrar meu diploma a partir de junho de 1996, quando Alto Alegre ainda pertencia a Santa Luzia. Neste mês, sem experiencia iniciei minha carreira enquanto professor do Ensino Fundamental.

Com a independência de Alto Alegre em 1997, já com alguma experiencia, comecei minha longa jornada de trabalho em defesa de uma educação de qualidade. Em 1999 fui aprovado em concurso público para continuar desenvolvendo minhas atribuições enquanto docente. A maior parte de meu trabalho na área da educação foi no Bairro Novo, que teve início em agosto 1997 à Fevereiro de 2010. Em 2003 adquiri o grau de licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Ainda em 2010 tive uma pequena passagem pelo Conselho Municipal de Educação, com atuação no estudo orientação e reelaboração de Projetos Políticos Pedagógicos. Neste caso contei com a parceria de alguns membros do CME (Maria Helena, Maura e Maria José). A partir de Novembro de 2010 trabalhei na Assessoria de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre do Pindaré.

Em abril de 2011 passei a atuar no NTM – Núcleo de Tecnologia Municipal – espaço destinado à formação continuada dos professores da Rede quanto ao uso pedagógico do computador na prática de sala de aula. Não sou pessimista, mas nunca acreditei em democracia, porém, meu sonho é viver suficiente para participar e conviver numa sociedade, de fato, democrática e solidária. Continuarei lutando com determinação contra quaisquer formas de injustiças que afetam essa sociedade. Assim terei a ousadia de dizer: pelo menos tentei e você?