AÇÃO EM PROL DO MEIO AMBIENTE ENVOLVE ESCOLAS MUNICIPAIS


O texto constitucional, ao abordar sobre a temática Meio Ambiente traz de forma explicita, no caput do Art. 225, que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

O texto legal aponta para a construção de práticas relacionadas à preservação do meio ambiente e neste caso, a Educação Ambiental surge como um fator fundamental para a conscientização e/ou sensibilização das pessoas em relação ao mundo em que vivem, para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente de Alto Alegre do Pindaré-MA, com a temática PRESERVAR O FUTURO CUIDANDO DO PRESENTE desenvolveu uma ação de cunho ambiental, com a participação de algumas escolas da Rede Municipal – Unidade Integrada Professora Anna Maria Patello Saldanha, Unidade Integrada Dr. Francisco Batista, Escola Municipal Arco-Iris e uma escola do povoado Auzilandia.

Os protagonistas que participaram do evento foram alunos e alunas das turmas de 9º ano das escolas supracitadas. A ação foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter prático e destinou-se à observação e coleta de materiais agressores da natureza, contidos nas margens do rio Pindaré (lixo) e a segunda, de natureza teórica, aconteceu nas dependências do Teatro Municipal, localizado na avenida João XXIII, com diversas apresentações culturais, com foco prioritário no Meio Ambiente.

A segunda parte da ação aconteceu na manhã da última sexta feira, 08/06/2018, a partir da 8h. Os alunos da turma do 9º ano, turno vespertino da escola Patello Saldanha, localizada no Bairro Novo, sede do município foram reconhecidos pela Secretaria Meio Ambiente de Alto Alegre do Pindaré-MA, como a turma campeã e receberam premiação de 1 troféu e 10 medalhas pelo êxito nas tarefas executadas – coleta de lixo e paródia 50 reais, cantada pelos respectivos alunos e alunas. A parodia versava, de forma geral, sobre os cuidados que o homem deve ter com o meio ambiente.

Os alunos patellenses e toda equipe escolar estavam muito otimistas e se envolveram bastante na tarefa ambiental proposta. Os próprios educandos relataram que estavam conscientes de que o desenvolvimento da ação seria uma forma de mobilizar e sensibilizar a comunidade em prol de práticas saudáveis relacionadas ao meio ambiente. Além da premiação, todos os alunos tiveram um momento de lazer – banho na piscina do professor Ronalberth e do Osmael.

Para o diretor da escola Patello Saldanha, professor Raimundo Nonato Vieira de Sousa (Neto) o importante não foi o troféu e nem as medalhas que os alunos receberam, mas as aprendizagens construídas e voltadas para autoconscientização dos benefícios ambientais que a ação deixou. “Nosso objetivo não era juntar lixo nas margens do Rio Pindaré, mas conscientizar-nos sobre os problemas causados pelo lixo.” Concluiu.

Acesse a Lei que disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente AQUI

Professor de música Washington ensaiando paródia 50 reais com alunos do 9º ano


Assista os alunos clicando AQUI

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *