AULA INAUGURAL DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

michelle
    Michelle Sena – Coordenadora Regional do Projovem Campo

Aconteceu nesta segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 a partir das 14:00h a aula inaugural do curso Projovem Campo – Saberes da Terra, implantado no povoado Auzilândia – Alto Alegre do Pindaré-MA para atender aos interesses locais dos 44 jovens agricultores matriculados. A aula foi ministrada no ginásio de esportes pela coordenadora regional do programa, Michelle Sena, que também aproveitou o momento e orientou professores, técnicos e coordenação local do Projovem.

O curso é estritamente voltado para agricultores situados na faixa etária de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental e proporcionará “formação integral aos jovens do campo por meio da elevação da aceleração dos estudos e conhecimentos com técnicas voltadas à produção agrícola, como subsídio para o desenvolvimento da agricultura de subsistência”. Disse Michelle.

O programa também incentiva a pesquisa envolvendo a comunidade, considerando temas como: sistema de produção e processo de trabalho agrícola; desenvolvimento sustentável e solidário; economia solidária; cidadania, agricultura familiar, etnia, cultura e identidade, gênero e etnicidade. Os alunos também estudarão, ciências exatas, formação humana e profissional.

Michelle Sena ainda falou da importância do curso, da participação e desafios a serem superados pelos alunos. Ela também comentou que o curso tem a duração de 20 meses, oferecido em sistema de alternância – Intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. No encerramento do curso cada educando com frequencia mínima de 75%, receberá um certificado de Ensino Fundamental com Qualificação Profissional Inicial em Produção Familiar.

Os líderes comunitários e demais participantes reconheceram a ação como um momento importante para o desenvolvimento social e econômico desses jovens agricultores.

michelle-2
                                              Michelle e alunos do Projovem Campo no ginásio de esportes
michelle-3
                                                                        Alunos do Projovem Campo

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *