SEMINÁRIO AÇÃO EDUCAÇÃO

acaoO Ação Educação é um programa da Fundação Vale em parceria com o Ministério da Educação, o Movimento Todos Pela Educação e a Comunidade Educativa CEDAC. Criado em 2009 no Maranhão e posteriormente estendido para os estados do Pará, Sergipe, Minas Gerais e Espírito Santo, atendendo atualmente 68 municípios brasileiros.
A Fundação Vale promoveu nos dias 29 e 30/09/2011 seminário para apresentação dos trabalhos realizados pelos 20 municípios maranhenses que participam do programa Ação Educação. Dentre eles, destacamos Alto Alegre do Pindaré. O evento aconteceu em São Luís, nas dependências do Hotel Pestana, Avenida Avicência, 1, Praia do Calhau. O objetivo do AE é estimular a integração entre os municípios e esferas do poder público, considerando a proximidade e as semelhanças econômicas, culturais e sociais existentes entre os municípios contemplados. Dessa forma, o programa vem incentivando o fortalecimento das políticas públicas de educação nas localidades onde a Vale está presente.
A implementação do Regime de Colaboração a partir de Arranjos de Desenvolvimento da Educação contribui diretamente para a melhoria da gestão pública da educação municipal em quatro dimensões: gestão educacional, formação continuada, práticas pedagógicas e infraestrutura. O termo  Arranjos de Desenvolvimento da Educação foi criado pelo Movimento Todos Pela a Educação para consolidação de estratégias comuns entre os municípios participantes, tendo em vista a superação dos problemas educacionais.
Participaram do Seminário um pouco mais de 120 pessoas, incluindo prefeitos, secretários de educação, gestores e professores de escolas públicas, representantes do Governo do Estado, Governo Federal, Comunidade Educativa CEDAC e Vale.
O diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Leopordo Alves Júnior explicou sobre o papel desse órgão, responsável pela captação dos recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos que priorizam a melhoria da qualidade da educação.
José Fernandes de Lima, do Conselho Nacional de Educação – CNE enfatizou sobre a importância da implementação do Regime de Colaboração entre os municípios mediante Arranjos de Desenvolvimento da Educação como estratégia fundamental para o oferecimento de uma educação de qualidade.


A Secretária Municipal de Educação de Alto alegre do Pindaré, Régina Maria Silva Galeno, representando a UNDIME no Maranhão, reconhece que é preciso investir na infraestrutura da educação do campo, pois para ela não basta apenas fazer doações de equipamentos escolares usados das escolas da sede aos povoados dos municípios. Não adianta pensarmos em educação sem financiamento. Diz Régina Galeno.
Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *