ANDRÉ FUFUCA É HERDEIRO POLÍTICO DE PREFEITO PROCESSADO POR TRABALHO ESCRAVO

ENQUANTO VÊ O filho André Fufuca (PP-MA) ocupar a cadeira mais importante da Câmara pelos próximos oito dias, o pai e mentor na política do deputado, o atual prefeito da cidade de Alto Alegre do Pindaré (MA) Francisco Dantas Ribeiro Filho, o Fufuca Dantas, segue na mira da Justiça em seu estado. Foi publicada nesta segunda (28) uma decisão da juíza Rogéria Maria Castro Debelli, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), determinando o prosseguimento de uma ação penal contra o prefeito por crime de exploração de trabalho escravo.

O processo contra Fufuca Dantas começou a tramitar em abril de 2013, mas é relativo ao ano de 2005, quando equipes de fiscalização detectaram que funcionários de sua fazenda, a Piçarreira, em Alto Alegre do Pindaré, estariam em condições análogas ao trabalho escravo. A Justiça fez uma série de tentativas de notificar o acusado, sem sucesso, até que, em 2015, após ser citado por edital, ele se apresentou.

Por meio de seu advogado, Fufuca Dantas pediu para que o processo fosse declarado nulo e que fosse feita uma nova verificação na fazenda para que se constatasse que não havia nenhuma irregularidade. Em junho de 2015, o juiz Roberto Carvalho Veloso, da 2ª Vara Federal Criminal do Maranhão, negou o pedido alegando que “a prova, uma vez produzida, não tem como ser novamente coletada”.

O caso vinha tramitando na Justiça Federal do Maranhão, mas, por questão de foro, teve que ser encaminhado ao TRF-1, após a eleição de Fufuca Dantas para a prefeitura de Alto Alegre do Pindaré. A Procuradoria Geral da República (PGR) também opinou pelo prosseguimento da ação, que vinha sendo conduzida pelo MPF no Maranhão.

Fufuca Dantas não foi encontrado nas tentativas de contato telefônico.

Escrito por Ruben Berta em 29 de agosto de 2017

Para maiores informações clique AQUI

Compartilhar Via:
Um Comentário

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *