ENCONTRO DE FORMATURA VERSUS LUDIBRIAÇÃO POLÍTICA

ludibriarAlguns jovens concludentes do 3º ano do Ensino Médio do CE Profª Marcelina Noia Alves reuniram-se para discutir sobre a festa de formatura, prevista para acontecer no encerramento do ano letivo. O episódio aconteceu na noite de 07 de Agosto de 2012, a partir das 20:00h na residência da professora Elza Maria. Era esperado aproximadamente 200 alunos. Compareceram um pouco mais de 50. O questionamento de representantes desses alunos foi: “se o encontro tem fins educativos e relacionados à formatura porque não aconteceu nas dependências da própria escola?”
Para algumas mães, a ideia era discutir sobre a festa e apresentar esses jovens a um grupo político, que supostamente patrocinaria toda a despesa. De acordo com a organização do evento, os gastos com a festa estava estipulado em torno de 15 mil reais. Para alguns concludentes esse recurso era insuficiente para organizar uma festa de qualidade.
Acredita-se na hipótese de que o grupo da oposição cobriria os gastos além das despesas supracitadas, com o objetivo de adquirir votos de alguns jovens e respectivamente de seus familiares. Houve momentos de turbulência a partir do posicionamento de mães muito bravas, que gostariam de entender o que estava acontecendo. Após esse momento muitas mães se ausentaram do local, levando seus filhos. Assim, a estratégia que para elas tinha propósitos político partidário não teve êxito porque alguns responsáveis e até mesmo uma parte dos alunos consideraram que havia também uma ação ludibriadora direta e indireta por parte dos organizadores.
Segundo informações de pessoas que pediram sigilo, a reunião estava prevista para acontecer na casa do professor Altemar Lima, onde supostamente estariam o deputado André Fufuca e o candidato a prefeito desta cidade, Fufuca. De acordo com o relato de uma mãe, essa reunião foi informada em horários diferentes. Para uns era as 20:00h e para outros, 21:00h.
Enquanto pais e mães aguardavam o início da reunião nas proximidades da casa do professor Altemar Lima, foram informados que houve um imprevisto e que por isso aconteceria na residência da professora Elza. Neste local, algumas pessoas foram solicitadas a se retirar da casa pela própria proprietária, que alegou movimento político partidário. Uma das mães criticou a atitude de Elza, justificando que estaria ali pra acompanhar as decisões do que se pretendia discutir (festa de formatura), visto que os educandos eram de menores.
Houve alguns tumultos tanto por alguns alunos, quanto por seus representantes. Para estes os princípios democráticos foram desrespeitados. Muitas mães e alunos questionaram o evento porque sentiram falta da diretora da escola e de outros professores que deveriam participar desse movimento. A diretora além de não ter participado autorizou os concludentes a deixarem a escola para participar da reunião.
Um aluno que pediu total sigilo e explicou que era membro de uma comissão para a organização e realização dessa festa e que já vinha contribuindo muito para esse fim. “Depois da comissão formada, alguns alunos se reuniram com o deputado André Fufuca e fizeram outra comissão, me ignorando do grupo e sem me comunicarem nada”. Disse um aluno muito irritado.
Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *