CARDÁPIO NUTRICIONAL É ATROPELADO PELAS ESCOLAS DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ-MA

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; estabelece no Art. 2º, incisos I, VI, as diretrizes da alimentação escolar.

I – o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica;

VI – o direito à alimentação escolar, visando a garantir segurança alimentar e nutricional dos alunos, com acesso de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e aqueles que se encontram em vulnerabilidade social.

As escolas públicas municipais de Alto Alegre do Pindaré-MA, atropelam o dispositivo legal supracitado e de acordo com alguns professores e professoras da rede pública municipal de ensino, a alimentação escolar é escassa e servida, na maioria das vezes, suco com biscoito e biscoito com suco, constituindo-se em hábitos alimentares pobres em nutrientes.

No cardápio elaborado pela nutricionista Ana Carolina Neres Silva, a alimentação obedece às diretrizes de uma alimentação saudável, adequada, com o uso de alimentos variados, que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e das alunas da rede pública municipal de ensino.

Na prática, o cardápio nutricional para os alunos, é um sujeito inexistente, já que aparece somente fixado nas paredes das cozinhas escolares para visualização. A assessoria deste blog indagou alguns profissionais da educação sobre a avaliação do cardápio nutricional, quanto ao seu cumprimento. As respostas foram variadas e tiveram um ponto consensual: “Nunca que é seguido”, “Não é cumprida não”, “Ta muito longe disso”, “Em minha Escola nunca cumprem”, “Na prática é bem diferente, pois biscoito prevalece na maioria dos dias”, “Merenda de boa qualidade, mas que pena que é só no papel”, La no Francisco Batista não tem nem tinta para o pincel, muito menos cardápio. Nem mesmo um de enfeite como esse ai. Responderam.

A alimentação escolar, conforme mostrada no cardápio e destinada aos alunos e alunas da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município Alto Alegre do Pindaré-MA deveria ser preocupação constante do Gestor Municipal e não um processo de enrolação, conforme vem acontecendo durante este ano letivo.

Diante deste absurdo, pergunto: “Senhor prefeito de Alto Alegre do Pindaré-MA, Francisco Dantas Ribeiro Filho (Fufuca) onde está sendo colocado o dinheiro que vem exclusivamente para manter o cardápio nutricional sugerido pela nutricionista? ”

Cardápio Escolar de Alto Alegre do Pindaré-MA
Foto de uma das escolas da zona rural de Alto Alegre do Pindaré-MA

 

 

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *