ESCOLA COMPARTILHA PROJETOS DE APRENDIZAGENS COM A COMUNIDADE

escola
           Comunidade Novabrasiliense prestigia a culminância de Projetos de                         Aprendizagens – Ação do NTM

O Núcleo de Tecnologia Municipal vem desenvolvendo ações que visam o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica para subsidiar os professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Alto Alegre do Pindaré. Os docentes, ao participarem do processo de formação continuada, desenvolvem nas instituições de ensino Projetos de Aprendizagens com os alunos.

O objetivo do NTM é qualificar os professores das instituições de ensino da Rede para utilizar o computador como recurso didático e pedagogicamente nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se “quando”, “porque” e “como” usar o computador, de forma que contribua efetivamente para a construção de conhecimentos.

Nesta sexta-feira, 20 de abril de 2012 a escola Unidade Integrada Raimundo Ribeiro Silva, localizada no povoado Nova Brasília, compartilhou 14 Projetos de Aprendizagens com a comunidade novabrasiliense, dentre eles: LIXO E REGIÃO NORDESTE que vinham sendo desenvolvidos pelos professores das turmas de 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. As apresentações tiveram início a partir das 19:00h e durou até as 21:30h. Com os projetos os alunos tiveram aprendizagens diversificadas, considerando os temas abordados em cada turma.

Para os professores da Ribeiro Silva, apesar de ser uma ação experimental foi muito gratificante, visto que os alunos estavam mais motivados para realizar pesquisas e aprofundar seus conhecimentos a partir dos temas escolhidos por eles mesmos. “É preciso ter um jeitinho de chamar os alunos e fazermos com que se envolvam na construção de sua própria aprendizagem.” “Com essa inovação pedagógica a evasão nas turmas de EJA foi superada.” “Todos os alunos estavam envolvidos, diante dos temas propostos, fizeram pesquisa e realizaram entrevistas sob orientação nossa.” Disseram os professores.

professores
                                 Docentes da Unidade Integrada Raimundo Ribeiro Silva

A Supervisora da escola Eliane da Silva relatou que já desenvolveu uma experiencia na disciplina de Filosofia usando vídeos e segundo ela, a experiencia teve êxito. Ela já tinha conhecimento de que é preciso a inovação da prática pedagógica, com a introdução de recursos tecnológicos. Segundo os funcionários, o desenvolvimento e sucesso da escola só foi possível porque a equipe escolar manteve espírito de solidariedade e souberam trabalhar de forma coletiva. O trabalho com Projeto de Aprendizagem “foi uma solução para os problemas da escola.” informou a supervisora.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos reconheceram a importância do uso tecnológico como instrumento para garantir a construção de conhecimento e habilidades. “Cada dia que passa agente quer aprender mais e mais”. “Nossa aprendizagem evoluiu muito, graças ao uso do computador”. “Eu nem ia mais estudar, mas como a escola tem computador, retornei novamente”. “As aulas ficam mais interessante com o uso do computador”. Relataram os alunos da EJA.

Para o coordenador local do Proinfo, Antonio Marques as aprendizagens construídas pelos alunos ao longo do desenvolvimento do projeto foi perceptível a partir das habilidades que demonstraram ao socializar com a comunidade local e de forma segura essas aprendizagens. “Nós estamos só iniciando uma jornada de trabalho e pretendemos contemplar com nossas ações todas as escolas da rede que tenham laboratórios de informática, só assim estaremos contribuindo para a melhoria da qualidade da educação municipal a partir de um currículo que contemple a Informática Educativa”. Disse Antonio Marques.

alunosPortanto, a equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal de Alto Alegre do Pindaré composta pelo coordenador Antonio Marques e os professores multiplicadores Antonio Batista, Eliane Borges, Evanylton Alencar e o técnico Tony Silva, concluíram uma das etapas de trabalho voltadas à formação continuada de professores quanto ao uso pedagógico do computador na prática de sala de aula.

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *