INAUGURAÇÃO DO NTM DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ-MA

Nesta manhã, sexta feira, 11 de maio de 2012 por volta das 9h a prefeitura de Alto Alegre do Pindaré, juntamente com sua Secretaria de Educação inaugurou o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), visando a promoção da inclusão digital e social nas escolas da Rede que possuem laboratórios de informática. Para o prefeito Atenir, o NTM é mais uma das conquistas municipais alcançadas com êxito. Participaram da cerimônia de inauguração do Núcleo: funcionários da Secretaria de Educação deste município, vereadores, diretores, professores, representante da Secretaria de Cultura, Conselho Municipal de Educação. Houve também a participação de outras instituições, como: Luiza Oliveira – Secretaria do Estado dos Direitos Humanos. Representando a Vale, contamos com a presença de Vanessa Tavares, Ronald Nery, Raimundo Borges e representado o Núcleo de Tecnologia Estadual,  o professor Geofton.
O NTM conta com 24 computadores com acesso a internet. É neste espaço que são desenvolvidas as qualificações profissionais, para que os protagonistas envolvidos possam explorar pedagogicamente a tecnologia e possibilitar aos alunos mais autonomia na construção e reconstrução de conhecimentos.
A Secretaria do Estado dos Direitos humanos, Luiza Oliveira e demais participantes além de valorizarem reconheceram o espaço (NTM) como um recurso indispensável para a melhoria da qualidade da educação municipal. Os vereadores também chegaram a um consenso, apontando o Núcleo como um grande salto educacional, visto que é nele que os professores participarão de formações, a fim de utilizarem os meios tecnológicos no processo educacional. O coordenador do Núcleo, Antonio Marques, durante seu discurso esclareceu sobre os avanços educacionais proporcionados por meio do uso tecnológico na educação municipal. Segundo ele, “o Núcleo de Tecnologia Municipal é pra ajudar os professores a usar os recursos tecnológicos a serviço da aprendizagem e 93% das escolas prédio já contam com laboratório de informática”. Disse Antonio Marques.
ntm-3
Equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal de Alto Alegre do Pindaré

Para a Secretária de Educação deste município, Régina Galeno, a contemplação de um Núcleo Tecnológico é um resultado surpreendente, pois até mesmo nas escolas quase não existiam laboratórios de informática. Com os investimentos na adaptação das escolas e no fortalecimento de parceria com o MEC, o município foi se destacando. Ela ainda informou que 100% das escolas da Rede, atualmente estão reformulando seus Projetos Políticos Pedagógicos e que as instituições que possuem laboratórios de informática estão sendo orientadas quanto a inclusão e disseminação das novas tecnologias e da informática educativa.

Galeno disse que o núcleo deve está a serviço da educação municipal, como ferramenta didática e pedagógica. “Queremos que o Núcleo de Tecnologia Municipal de Alto Alegre do Pindaré funcione bem, pois vencemos os grandes desafios de ter sua implantação, agora vamos investir todas as forças para que esse espaço represente o desejo de que possamos consolidar as interações entre os sujeitos que ensinam e os sujeitos que aprende, compartilhar conhecimentos em trabalhos interdisciplinares, dominar novas tecnologias para alcançar a complexidade dos processos de produção e apropriação do conhecimento para os sujeitos em formação (nós, nossos professores e nossos alunos)”. Disse a Secretária de Educação, Régina Galeno
Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *