LAIRTON CONTRIBUIU COM AÇÃO DE ARTES NA ESCOLA PATELLO SALDANHA

O caput do Art. 205. da Constituição Federal destaca explicitamente a educação, como direito de todos e dever do Estado e da família, fortalece ainda que será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Os alunos da turma do 8º ano C, da escola Anna Maria Patello Saldanha estão desenvolvendo uma ação na disciplina de Artes, orientada pelo professor Evanylton. São vários temas abordados e dentre eles, ARTE E MÚSICA. Para continuidade da ação artística, os alunos da respectiva turma elaboraram uma carta convite e destinaram ao cantor da terra Lairton, solicitando sua presença na unidade de ensino. A ação aconteceu nesta última sexta ferira, 24 de agosto de 2018 a partir das 14:20h no ambiente interno da sala de aula da turma do 8º ano C da escola Patello Saldanha.

A própria carta apresentava algumas questões de natureza interrogativas, que foram respondidas pelo convidado com propriedade e objetividade. As perguntas realizadas pelos alunos foram: 1 – Lairton, para entendermos mais sobre você, conte nos como foi sua infância? 2 – Qual foi sua inspiração para se inserir na infinidade do mundo da área musical? 3 – As músicas, de certa forma, nos passam alguma mensagem e existem aquelas que nos emocionam mais. Neste caso perguntamos: qual, dentre suas músicas você sente uma emoção mais elevada ao ouví-la? 4 – Já participou ou frequentou algum programa televisivo? 5 – Qual sua emoção ou o que sentes quando canta para uma multidão e percebe a alegria estampada no rosto de cada pessoa que lhe assiste?

Lairton, ao ser questionado pelos alunos sobre sua infância, deixou transparecer que, essa etapa de sua vida não fora desenvolvida em sua plenitude. Lairton teve uma infância adulta, já que não teve a oportunidade de aproveitá-la. Para o artista, a origem de sua infância atropelada deu-se por necessidade de sobrevivência, induzindo-o ao trabalho desde muito cedo, já que ele é oriundo de família pobre e humilde.

A cada pergunta realizada pelos alunos, Lairton surpreendia com suas respostas, deixando educandos e educadores emocionados com sua história de vida pessoal e profissional. Ao responder a indagação sobre a música que eleva sua emoção, o cantor Lairton reconheceu que todas as músicas contam uma história, mas citou a música Morango do Nordeste, como fator fundamental para seu crescimento artístico nacionalmente.

Para o músico altoalegrense a música tem um grande poder de interação e desde cedo adquire grande relevância na vida de uma criança e desperta sensações diversas, tornando-se uma das formas de linguagem muito apreciada por facilitar a aprendizagem e instigar a memória das pessoas.

Como forma de estimular os alunos a lutarem por seus ideais, o Cantor Lairton recomendou aos alunos para focarem naquilo que lhes promovam, seja na área musical ou em outra. “Estudem bastante e quem tiver opção pela música, estude a música porque a música é uma ARTE maravilhosa, eu recomendo muito e ela exige muita dedicação força de vontade e perseverança”. Disse ele.

O artista Lairton também destacou que o mundo musical foi indispensável e lhe oportunizou a escolher dentre vários caminhos espinhentos, os caminhos da paz, da harmonia ou caminhos cidadãos. Esse depoimento ficou reconhecido pelo professor regente Evanylton como uma lição de vida e como um norteamento para que os alunos saibam escolher os caminhos do progresso.

Para o diretor da instituição de ensino, Raimundo Nonato Vieira de Sousa (Neto) a presença do artista municipal foi muito emocionante e determinante para a continuidade do trabalho de ARTES que os alunos estão desenvolvendo.

Acesse o vídeo musical no youtube que as alunas homenagearam o cantor Lairton clicando AQUI

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *