ESCOLA ESTADUAL PROMOVEU REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS

A escola estadual de Educação Básica, Marcelina Nóia Alves, ANEXO II, localizada no povoado Nova Olinda, Alto Alegre do Pindaré-MA promoveu nesta última sexta feira, 16/08/2019 reunião com os pais dos alunos que cursam as três séries do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).

Os pais e as mães foram bem recepcionados pelo Gestor Escolar Geonilson Oliveira e a equipe de professores: Edilene Conceição, Evanylton Alencar, Idaiane Silva e Ozeilton Oliveira. O início do encontro deu-se com palavras receptivas do Gestor Escolar e com a leitura do texto intitulado “QUERIDOS PAIS,” realizado pelo professor Evanylton. O texto trouxe uma abordagem explicita, apontando a necessidade do pai, da mãe ou responsável pelos educandos acreditarem na educação como uma forma de construção de uma sociedade mais democrática e promissora em suas dimensões social, ética e política.

A reunião aconteceu na sala 3 da própria unidade de ensino, a partir das 19:20h e foi bastante proveitosa porque serviu como motivação para todos os atores participantes. Raimundo Nonato (popularmente conhecido por Natin), pai do aluno João Marcos, após a leitura inicial do texto “QUERIDOS PAIS” interagiu com fundamentos no referido texto. Para ele, é necessário acreditar e ter esperança e a certeza que de uma semente irá nascer uma planta. Com estas palavras, ele deixa claro que acredita na educação como um fator fundamental e contribuitivo para o desenvolvimento intelectual dos educandos.

A crença de Natin no sistema educacional mantem um elo de ligação com o enunciado especificado no caput do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN 9.394/96, que estabelece: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, […]

A professora Edilene Conceição reconheceu que a conduta de alguns alunos da turma da 1ª série vem dificultando muito o trabalho dos docentes e apontou a participação dos pais durante o processo de escolaridade dos filhos, como uma alternativa para equacionar esse problema. Ela também reconheceu que seu propósito e fazer com os alunos aprendam, mas também acredita que para isso, faz-se necessário o envolvimento dos alunos e dos familiares na jornada educativa. Tanto ela quanto os demais professores solicitaram a construção de uma parceria mais sólida entre a escola e a família.

Durante o evento, houve unanimidade entre os profissionais de educação da unidade de ensino, ao destacarem e acreditarem que a atuação perene da família no ambiente escolar é um fator importante durante o processo ensino/aprendizagem porque incentiva e contribui para a melhoria da qualidade educacional dos educandos.

Outro item abordado pelos professores Geonilson, Ozeilton e Idaiane durante a reunião foi sobre o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica. Eles enfatizaram bastante sobre a realização dessa avaliação externa. Para isso, socializaram com os presentes a necessidade da construção de um cronograma de estudo aos sábados, tendo em vista o fortalecimento das habilidades dos estudantes e o progresso estudantil.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que: “Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

GESTOR GEONILSON OLIVEIRA
PAIS, MÃES E RESPONSÁVEIS PELOS ESTUDANTES
FSHDFHSIOFHSFHSFHS JHFOSHFSAHFAIOS FHAFHASIFHASIUF
PROFESSORA EDILENE CONCEIÇÃO

PROFESSORES EVANYLTON ALENCAR, OZEILTON OLIVEIRA E IDAIANE SILVA

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *