APRESENTAÇÃO FOLCLÓRICA MOBILIZA ALUNOS E PAIS DA MARCELINA NOIA

Do ponto de vista conceitual, Folclore é entendido como o “conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração”.  O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as duas palavras inglesas FOLK, que significa “povo” e LORE, que quer dizer “sabedoria ou conhecimento”. Assim, literalmente falando, folclore ganha o significado de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

A escola estadual de Educação Básica, Marcelina Nóia Alves, ANEXO II, localizada no povoado Nova Olinda, Alto Alegre do Pindaré-MA desenvolveu uma ação educativa, voltada para o dia 22 de agosto (dia do folclore). Para o gestor escolar Geonilson Oliveira a ação tem fundamento no DECRETO Nº 56.747, DE 17 DE AGOSTO DE 1965, que institui o dia do Folclore e aponta a importância das unidades de ensino organizarem atividades folclóricas pedagógicas, conforme mostrado nos artigos 1º e 2º.

“Art. 1º – Será celebrado anualmente, a 22 de agosto, em todo o território nacional, o Dia do Folclore”.

“Art. 2º – A Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro do Ministério da Educação e Cultura e a Comissão Nacional do Folclore do Instituto Brasileiro da Educação, Ciência e Cultura e respectivas entidades estaduais deverão comemorar o Dia do Folclore e associarem-se a promoções de iniciativa oficial ou privada, estimulando ainda, nos estabelecimentos de curso primário, médio e superior, as celebrações que realcem a importância do folclore na formação cultural do país”.

Na noite de quinta-feira, 22/08/2019 os alunos das três séries do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª) da escola estadual de Educação Básica, Marcelina Nóia Alves, ANEXO II, localizada no povoado Nova Olinda, Alto Alegre do Pindaré-MA realizaram diversas apresentações folclóricas para todos os alunos e professores, assim como para pais e mães.

As apresentações iniciaram a partir das 19h, no pátio coberto da própria instituição de ensino e encerrou por volta das 21h. Durante este período, o clima de festividade (danças e apresentações de cunho folclórico) promovido pelos alunos e alunas tomou conta da escola e encantou os convidados.

Para a animação da noite folclórica, a participação do professor de música Washington Cavalcante foi fundamental. Com voz e violão, ele apresentou um repertório de músicas folclóricas diversificado e recheado de sucessos infantis e adultos. Assim, a criançada estimulada pelo músico aproveitou o momento e soltou a voz durante as cantigas infantis.

Estiveram presentes e participaram (organizando a ordem das apresentações) da ação educativa, além do gestor escolar GEONILSON DE OLIVEIRA, os professores e professoras: EDILENE CONCEICAO, EVANYLTON ALENCAR, IDAIANE SILVA, OZEILTON OLIVEIRA e RAIMUNDO FRANCISCO.

                                                                                                         

Peça teatral desenvolvida pelos alunos da 1ª série

Dança introdutória do xaxado: alunas da 3ª série
Professor de música Washington Cavalcante

Peça teatral
Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *