A MÚSICA E SEU PAPEL NA SOCIEDADE

Projeto de Leitura e Escrita desenvolvido nos meses de Maio e Junho de 2021

Tema: Preferencias Musicais

Abrangência: Alunos e alunas das turmas dos 7º anos A, B, C e D

Escola: Unidade Integrada Dr. Francisco Batista

ETAPAS PRINCIPAIS DO PROJETO

1 – Leitura e apreciação de textos que abordavam sobre as preferências musicais no Brasil e no Mundo

2 – Pesquisas sobre a MPB – Música Popular Brasileira

3 – Organização da pesquisa (online via google docs)

4 – Elaboração e aplicação de questionário para coletar informações sobre as preferências musicais dos altoalegrenses;

5 – Produção de texto jornalístico: REPORTAGEM

PESQUISA IDENTIFICA PREFERÊNCIAS MUSICAIS EM ALTO ALEGRE DO PINDARÉ

A música sempre existiu como produção cultural desde que os seres humanos começaram a se organizar em tribos. A música era uma parte importante do cotidiano dessas pessoas. Ela surgiu há 50 mil anos, onde as primeiras manifestações tinham acontecido no continente Africano e posteriormente, se expandindo pelo mundo através da raça humana. Na pré-história o ser humano já produzia uma espécie de música, o qual era essencial, porém, foi na arte que o ser humano viu um campo fértil para expressar seus sentimentos, seu medo e seus desejos.

A MPB, sigla que significa música popular brasileira, é um gênero musical originado no Brasil no Rio de Janeiro na década de 60. A MPB reflete sobre a união de ritmos e movimentos musicais já presentes no país trazendo um novo conceito de música nacional, tendo como instrumentos principais o violão, pandeiro e atabaque. A música popular brasileira tem como as grandes vozes Chico Buarque, Milton Nascimento, Elis Regina, Gilberto Gil, Maria  Bethânia, Caetano Veloso e outros”.

O K-pop é um gênero musical originado na Coreia do Sul que se caracteriza por uma grande variedade de elementos audiovisuais. Nos últimos anos, ele entrou de vez para as playlists, não só no Leste Asiático mas também aqui pelo ocidente, fazendo o seu espaço na mídia e conquistando milhares de fãs.

A sigla k-pop se refere a “korean pop”, ou seja, um gênero musical pop, originado no ano de 1992, com o grupo Seo Taiji and Boys. Esse gênero musical foi feito com o objetivo de modernizar o país. O k-pop conquistou popularidade principalmente no Leste da Ásia no final da década de 1990. Entrando no mercado da música japonesa na virada do século 21 o k-pop cresceu bastante entre os adolescentes, jovens e adultos. Apesar de ser descrito como um gênero musical, o k-pop é, na verdade, uma mistura de diversos gêneros, como um estilo híbrido.

Pesquisas apontam que ouvir música não é só um entretenimento é uma medida para acalmar e relaxar. A música pode trazer vários benefícios para a saúde do ser humano: alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física.

Para realizarmos o trabalho sobre as preferências musicais convidamos o professor e músico Vaniel Silva França que, ao ser indagado sobre a importância da música, informou que tem um conceito definido de música e ainda disse que música serve de apoio emocional. Destacou ainda que “a música é a certeza de que eu vou tá e eu vou ter bem estar mental na sociedade de total desequilíbrio”.

Quando perguntamos para o professor Vaniel sobre a fonte de inspiração na área musical, ele respondeu: “é minha inspiração desde criança e até hoje. Desde criança quando eu comecei a tocar as primeiras músicas e fazer os primeiros acordes eu sempre acreditei que a música seria a maneira mais confortável de aceitar, de entender e conseguir me sobressair em relação a questão da minha vida.” O professor ainda diz que para adquirir a postura de bom músico é indispensável a dedicação, esforço, talento  e responsabilidade.

Ainda para o professor Vaniel a música, de forma geral, transmite alguma mensagem. “Ao meu ver a mensagem que ela desperta é a mensagem da gente olhar a vida por outro ângulo de uma maneira talvez mais satisfatória e de uma maneira mais aceitável. Acredito que é isso”. Finalizou ele.

Para obtermos informações sobre as preferências musicais no município Alto Alegre do Pindaré fizemos a aplicação de um questionário e nele coletamos várias informações a respeito da música na vida dos alto-alegrenses. Desse modo concluímos que a população desta cidade possui um gosto musical variado.

Para Edilson Anastacio, 54 anos, os estilos musicais de sua preferência são o forró, brega, reggae e justificou sua escolha devido ao aspecto desses gêneros musicais possuírem uma letra boa e um bom ritmo. Enquanto outros entrevistados preferem músicas como mpb e k-pop pelo fato de se encantarem pelos cantores e pelas batidas contagiantes.

Evidentemente, a música é entendida como uma das formas de expressão da cultura popular que exerce uma importante função na construção de identidades na sociedade moderna. Para falar sobre o papel da música na sociedade contamos com a contribuição de alguns alto-alegrenses. De acordo com Edilson Anastacio, ao avaliar a influência da música na sociedade informou: “eu avalio de uma forma bem positiva porque nessa sociedade temos que dar valor às músicas, a cultura de nós e acredito que seja bom de mais”.

Para outro entrevistado, que não quis se identificar, “para várias pessoas nesse mundo a música é mais do que só uma música. É uma lembrança de pessoas que não estão mais nessa terra ou que foram para bem longe. Ouvindo a música elas tem ótimas recordações e isso traz uma sensação de paz e é ótimo”

Perguntamos ainda para os entrevistados quais gêneros musicais eles não gostavam. Para Edilson Anastácio  os estilos musicais que ele não gosta são o rock, rap, funk e muitas vezes sertanejo. Diferentemente de Anastácio, outro entrevistado optou pelo sigilo de sua identidade, apontou o rock e o forró como seus estilos favoritos. É visível que a música faz parte do cotidiano das pessoas e segundo Edilson as músicas “falam do acontecimento, recordações desde criança e me recordar algumas coisas que já passou de criança, adolescente e adulto.”

É notável que ouvir música é uma atitude cotidiana do ser humano. Ela exerce influência no comportamento humano e está presente em vários momentos e em diversos lugares ao mesmo tempo, sejam eles no rádio, na TV ou na internet. O entrevistado 3 relatou que a música “não só  nos meus sentimentos, mas também nos meus atos. Sempre que escuto alguma música gosto de pesquisar a letra e algumas dessas letras são muito belas e inspiradoras. Então eu reflito sobre o que estava escrito e penso um pouco.”

A música possui grande marca e importância na história da sociedade brasileira. Ela serve como forma de manifestação, de crítica, entretenimento e no lazer ou até mesmo para expressar o que cada pessoa quer demonstrar em determinado momento e ocasião. De acordo com os entrevistados 2 e 3, ao estabelecerem uma relação comparativa do estilo de música da atualidade com a música mais antiga revelaram que “tudo muda, principalmente pelo fato de vermos que podemos melhorar ou piorar. As músicas de atualmente não conseguem nem sequer chegar perto do que se era escrito antes. Disse o entrevistado 2.

O entrevistado 3 revelou que “as músicas antigas em comparação com   às de hoje são bem diferentes e tem uma batida mais contagiante e as da atualidade tem um significado interessante e diferente”. Concluiu

O entrevistado Edilson Anastacio tem preferência pelas músicas mais antigas e justificou sua escolha com fundamentos nas letras musicais. “As músicas mais antigas tem as letras mais decentes e sempre as pessoas mais idosas gostam de ouvir. Trazem recordações e as atuais muitas são desrespeitosas e eu não gosto muito da letra”. Finalizou Anastácio.

Por alunas do 7º ano: Safira Lopes, Rafaelly Figueredo, Kalyne Santos, Nayla Monteiro, Maria Jaisa, 

Thallyta Kethelyn e Sâmia Borges

 

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *