ALTO ALEGRE DO PINDARÉ FAZ ADESÃO AO PROJOVEM CAMPO

projoven-1O ProJovem Campo – Saberes da terra é um programa de escolarização de jovens agricultores e agricultoras familiares oferecido em nível fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrado A qualificação social e profissional.

Esse programa é uma ação integrada entre o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC); o Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) ; o Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES);  o Ministério do Meio Ambiente por meio da Secretaria da Biodiversidade e Floresta (SBF); o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) vinculada À Presidência da República.

O proJovem Campo – Saberes da Terra tem como objetivo ofertar a escolaridade, em nível fundamental, com qualificação social e profissional aos jovens e adultos agricultores, na faixa etária de 18 a 29 anos de idade que ainda não concluíram o ensino fundamental, mas que saibam ler e escrever.

Respaldado nos princípios legais do Artigo 28, incisos I, II e III da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que trata do oferecimento da educação básica à população do campo, respeitando as peculiaridades regionais, como fator primordial para inserção dos jovens agricultores na escola, o prefeito de Alto Alegre do Pindaré-MA, Atenir Ribeiro Marques fez adesão ao ProJovem Campo – Saberes da Terra e implantou duas turmas, envolvendo um total de 44 alunos. As aulas serão ministradas numa casa rural no povoado Auzilândia.

Para o fortalecimento da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre do Pindaré (SEDAP) e a Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (SEDUC) houve um encontro nesta quarta feira, 14/09/2011, a partir das 8:30h na Casa do Professor.     Participaram desse encontro a Secretária de Educação Régina Galeno, a coordenadora local do ProJovem Campo, Angelita Brás, o diretor da Unidade Integrada Artur Azevedo, Fan, dois técnicos agrícolas, seis professores, os alunos e alunas inscritos no programa. O encontro foi ministrado pela coordenadora regional Michlle Sena (a Charmosa), que apresentou toda a estrutura de funcionamento do programa, sempre ressaltando a importância deste como forma de oferecer melhores condições de vida a partir do eixo Agricultura Familiar e Sustentabilidade.

projoven-2Michele Sena, que muito contribui para a formação dessas turmas, disse que o importante não é receber uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 bimestralmente, proporcionado pelo Governo Federal, pois para ela o aprendizado que os educandos construirão ao longo do curso tem maiores significados.

“O programa funciona num sistema de alternância de forma interligada, o que significa que os alunos devem compartilhar com a comunidade os conhecimentos adquiridos e/ou construídos ao longo do curso. Para isso, o ProJovem Campo – Saberes da Terra proporciona perídos denominados Tempo Escola, com duração de 1.800h e Tempo Comunidade, com duração de 600h.” Afirma Michelle.

Para a coordenadora local do ProJovem Campo, Angelita Brás, a implantação dessas turmas significa, além de oferecer educação para qualificação profissional aos educandos “é uma forma de incentivá-los a continuarem seus estudos. O programa será uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade de vida dos jovens agricultores”. Disse Angelita.

Ao concluírem o curso, que tem duração de vinte meses, todos os alunos receberão certificados de conclusão do Ensino Fundamental com qualificação inicial em produção rural.

Para maiores informações sobre o programa ProJovem Campo – Saberes da Terra em Alto Alegre do Pindaré procure a SEDAP e fale com Angelita Brás.

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *