A LESÃO QUE PROVOCA DESMOTIVAÇÃO

A palavra LESÃO de acordo com o dicionário online de Língua Portuguesa, apresenta vários significados e dentre eles podemos entender o ato de lesionar como a arte de causar dano, prejuízo ou ofensa à alguém. Já a palavra DESMOTIVAÇÃO, fica compreendida pelo conjunto de palavras: tirar ou perder a motivação, o ânimo, o estímulo; desanimar, desestimular.

Considerando os significados distintos das palavras compostas pelo binômio LESÃO/DESMOTIVAÇÃO, podemos construir uma indagação fundamental: qual a relação entre as palavras que formam o binômio? Se observarmos atentamente os significados, é possível afirmarmos que são sinônimas, pois ambas trazem o conceito de perda ou de subtração de algo.

Para muitos profissionais da educação da Rede Pública Municipal de Ensino a lesão influencia diretamente a desmotivação profissional. Assim, a ação da administração pública que atropela a legislação, para lesionar os trabalhadores e trabalhadoras no seio municipal, gera a reação de DESÂNIMO no ambiente de trabalho.

A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação, Art. 2º faz referência às diretrizes do PNE e estabelece IX – valorização dos (as) profissionais da educação; X – promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

No município Alto Alegre do Pindaré-MA, os parâmetros legais supracitados foram substituídos por outros de origem ilegal, pessoal, imoral e punitiva, considerando o perfil do trabalhador ou trabalhadora. Nesta ótica desumana, é perceptível que, de um lado, o funcionário público que apresenta perfil silenciado, será isento das perseguições da administração pública desta cidade. Do outro, quando os trabalhadores ou cidadãos altoalegrenses não se calam diante das mazelas municipais, certamente serão vítimas diretas das ações ilegais e desumanas da administração pública.

O triângulo contido na imagem demonstra os protagonistas que praticam atos absurdos e imorais que norteiam a administração no seio municipal. Pela imagem triangular, podemos observar três vertentes. Na parte inferior à esquerda, encontramos a educação, oprimindo e lesando os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Na outra parte inferior à direita, está a administração, metendo a mão no bolso dos trabalhadores, sem consentimento dos mesmos e com voz abusiva indicando para procurar a justiça aquele ou aquela que se sentir prejudicado com as ações de subtração de valores e na parte superior está o ditador, orientando todas as ações e assistindo de camarote o desempenho de cada funcionário ou funcionária.

Compartilhar Via:
Um Comentário

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *