FETRAM-MA PROMOVEU PALESTRA EM ALTO ALEGRE DO PINDARÉ-MA

Os representantes da FETRAM/CUT-MA – Federação dos Trabalhadores da Administração e dos Serviços Públicos Municipal do Estado do Maranhão José Carlos Rodrigues (Secretário Geral), Antonio Marcio (Secretário de Assunto Jurídico), Beonny Silva (Diretor Estadual) e o Assessor Jurídico Edmilson Sobral realizaram uma palestra com profissionais da educação de Alto Alegre do Pindaré-MA.

A palestra aconteceu nas dependências do Salão Paroquial nesta última quinta feira, 09/02/2017 e foi presidida pelo Secretário Geral da FETRAM/CUT-MA, José Carlos, que mencionou durante seu que discurso que a FETRAM/CUT-MA está operante em quase 100 municípios no estado do Maranhão. Relatou também com muita honradez a alegria e o compromisso de contribuir para a organização de um sindicato atuante em Alto Alegre do Pinaré-MA.

José Carlos em sua saudação inicial deixou transparecer que a Federação pode ser entendida como uma entidade totalmente regulamentada e legítima para atuar na defesa permanente dos trabalhadores e das trabalhadoras dos serviços públicos municipais em todo o estado do Maranhão. Para ele, a palestra foi um momento de diálogo para os profissionais da educação conhecerem a Federação e seu campo de atuação. “A gente se predispõe a ouvir as demandas de vocês para chegarmos a uma síntese. Estamos aqui com pessoas de pensamentos divergente e não podemos viver com pensamento igual. É preciso procurarmos um ponto de consenso dos nossos entendimentos para que possamos caminhar da forma mais harmônica possível e o movimento sindical é feito desta disposição, porque estamos em um atrito permanente classista e temos que ter a consciência classista”. Disse ele.

José Carlos Rodrigues (Secretário Geral)

Segundo o Secretário Geral da FETRAM/CUT-MA, há de um lado a categoria dos trabalhadores e trabalhadoras e do outro lado, a categoria do patronato, como as prefeituras. E no enfrentamento dos patronatos, disse ele que trabalhadores e trabalhadoras são mais vulneráveis devido à falta de organização e de muitos desentendimentos, o que dificulta uma caminhada mais harmônica em defesa dos direitos desses trabalhadores e trabalhadoras.

Beonny Silva, ao saudar o público presente externou sua felicidade e reconheceu o evento como uma tentativa da classe buscar uma organização e esclareceu que foi difícil organizar o sindicato de Zé Doca-MA, mas segundo ele, fundaram o sindicato com muita luta. “Quando lutamos divididos somos vencidos juntos e é isso que nossos patrões querem que a gente esteja divididos sempre, porque divididos a gente não vai a lugar nenhum. Na classe dos servidores se a gente não parar para corrermos juntos, pra darmos a mão ao amigo que tá precisando e irmos juntos a gente não vai conseguir muita coisa. Se não tiver todo mundo junto patrão nenhum irá respeitar”. Concluiu Beonny.

Em pé: Beonny Silva (Diretor Estadual) Sentado: Edmilson Sobral ( Assessor Jurídico)

José Carlos também enfatizou sobre o SINPREAAP como um sindicato da categoria da educação e justiçou que é uma categoria diferenciada e lamentou o fato do sindicato de Alto Alegre ser uma categoria fragmentada. Segundo ele a FETRAM-MA não orienta que sejam categorias fragmentadas, mas reconhece também que existem poucos municípios com essa mesma fragmentação sindical. “Fica um grupinho pra cá, grupinho pra lá é tudo que o gestor quer e que os secretários querem: fragmentação”. Iformou José Carlos.

Houve confronto de ideias entre os participantes, sob a justificativa de que o SINPREAAP – Sindicato dos Profissionais do Ensino Escolar de Alto Alegre do Pindaré – Maranhão foi criado para atender os serviços do Gestor Municipal. Quando o clima começou a esquentar o professor Marcio (Secretário de Assunto Jurídico) da FETRAM fez uma intervenção e sensibilizou o público para estabelecer o foco na organização sindical. “Se formos discutir a questão partidária não vamos chegar a lugar nenhum, mas se formos partir do princípio que precisamos discutir um sindicato forte e organizado, independente de Gestor A ou B, nós vamos começar a ter um ponto de partida”. Concluiu ele.

Com o microfone Antonio Marcio (Secretário de Assunto Jurídico)

Para finalizar a palestra a equipe FETRAM/CUT-MA deixou uma reflexão para os profissionais de educação e uma das reflexões foi a criação de um sindicato mais abrangente que não fique limitado só na representação da classe dos profissionais da educação, mas que possa englobar todos os servidores e trabalhadores do município de Alto Alegre do Pindaré-MA

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *