RAZÕES QUE JUSTIFICAM UMA TRAIÇÃO

traicaoTraição pode ser conceituada como o rompimento, violação de um contrato de fidelidade e/ou jurado entre duas partes, podendo gerar conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais. Geralmente a traição é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada por uma ou ambas as partes.

A psicoterapeuta Olga Inês Tessari aponta vários fatores que levam à traição. Dentre eles, destacam-se os de questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o parceiro ou parceira, vingança, a busca pelo novo. “A idéia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceitas pela sociedade.” Diz Olga.

Entende-se por fidelidade, o voto de lealdade adotado por duas pessoas que pretendem manter um relacionamento sincero e amoroso. Assim, quando há traição, podemos dizer que houve a quebra de confiança entre o casal. Para a psicanalista Karin Szapiro, pode significar também a oportunidade de crescimento e aproximação do casal que passa por uma crise repleta de turbulência.

Quando ocorre a traição, o tempo é um dos melhores companheiros capaz de cicatrizar os sentimentos feridos. Dessa forma, o casal precisa planejar de forma tranquila e consciente a possibilidade de tocar o relacionamento em frente, principalmente quando já possuem filhos ainda pequenos.

Ademais, a pessoa que trai carrega consigo durante alguns dias o sentimento chamado desconfiança, que pode ser notado pelo seu companheiro ou companheira. Quando a traição torna-se parcialmente pública, certamente abala os aspectos psicológicos do traidor, deixando-o cabisbaixo e sem defesas pessoais que possam justificar tal ato. Nem mesmo aquela desculpa esfarrapada da maldita da cachaça é capaz de contornar tal situação.

Nesse sentido, é preciso termos calma, pedirmos desculpas e acreditarmos no perdão do companheiro ou companheira, como uma possibilidade de reconstrução do relacionamento harmonioso.

Há várias razões que justificam o motivo da traição dos homens. Geralmente estão ligadas à sexualidade, atração sexual junto a circunstâncias favoráveis, compreendida também como oportunidade. As mulheres também traem e geralmente por motivo ligados ao casamento, como por exemplo: falta de afeto, rotina, vingança, decepção, desamor, raiva do parceiro.

Portanto, o diálogo contínuo e sincero entre o casal gera respeito e estabilidade e pode ser o único meio para um relacionamento mais duradouro entre duas pessoas que dividem o mesmo teto.

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *