ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA PATELLO SALDANHA

Do ponto de vista conceitual, a interdisciplinaridade pode apresentar vários conceitos e nesta ótica conceitual, a escola Anna Maria Patello Saldanha, entende o ato interdisciplinar como o diálogo entre duas ou mais disciplinas curriculares diferentes. Assim, a interdisciplinaridade adquiriu fundamental importância no desenvolvimento das ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição de ensino supracitada.

Nesta quinta feira 11 de maio de 2017, a escola Anna Maria Patello Saldanha, localizada no Bairro Novo, município Alto Alegre do Pindaré-MA, promoveu uma ação interdisciplinar, envolvendo as áreas do conhecimento: Educação Religiosa, Informática, História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Artes. A disciplina mãe foi Educação Religiosa e participaram da ação todos os professores, professoras, alunos e alunas das modalidades de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental da própria escola.

A origem desta ação, justificou-se pela identificação das salas temáticas da própria escola. Assim, cada uma de suas salas de aulas são identificadas pelo nome de uma tribo (nomes religiosos). São 12 tribos: Tribo de Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, José e tribo de Benjamim. Os nomes foram sugeridos pelo diretor institucional, professor Raimundo Nonato Vieira (Neto).

A metodologia utilizada pela escola consistiu na dinamização de várias atividades nos turnos matutino e vespertino. Nesta dinâmica, os alunos e alunas puderam socializar de forma resumida, a história das doze tribos. O êxito da ação justificou-se primeiramente, na pesquisa realizada por alunos e professores sobre as tribos, na utilização de cartazes para socialização das pesquisas e no envolvimento harmônico dos alunos, professores e diretores.

Além das atividades mencionadas, houve também a execução do Hino do Maranhão – cultura esquecida por muitos unidades de ensino – por turma. Desta forma, as turmas foram observadas e avaliadas individualmente, considerando três elementos no momento em que cantavam o hino: performance, melodia e letra. Os alunos com melhor pontuação e campeões na execução do maranhense, considerando os três itens avaliados, foram da turma do 2º ano B, Matutino, da professora Cecilene Correia de Sousa.

Compartilhar Via:
Um Comentário

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *