MARCELINA NOIA PROMOVEU FEIRA DE CIÊNCIAS

As feiras de ciências nas instituições de ensino se constituem como uma ferramenta fundamental de divulgação, socialização e valorização dos conhecimentos científicos desenvolvidos no âmbito da comunidade escolar, cujo principal desafio é demonstrar as aprendizagens construídas por meio de atividades práticas, considerando as diversas áreas do conhecimento.

O evento Feira De Ciências, com a temática AS CIENCIAS DO CONHECIMENTO foi desenvolvido pelo Centro Educacional Profª Marcelina Noia Alves, anexo II, localizado no povoado Nova Olinda, Alto Alegre do Pindare-MA, que tem como Gestor o professor Geonilson de Oliveira. A ação foi de caráter interdisciplinar, por ter promovido a integração das áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Química, Física, Matemática, Geografia, História, Artes, Sociologia e Filosofia.

De acordo com o gestor Geonilson, o evento educacional teve fundamento nos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece que a formação do aluno deverá ser integral, em que o estudante é o protagonista da sua aprendizagem. Desse modo, os experimentos demonstrados durante a feira foram elaborados pelos próprios alunos das turmas de Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª) série da escola supracitada, sob orientação de seus professores.

A ação aconteceu nesta última sexta feira, 22 de novembro de 2019 na rua principal do povoado Nova Olinda, com início as 18h e termino a partir das 21h. O evento iniciou com a participação do professor OZEILTON OLIVEIRA, que fez uma introdução sobre as ações que seriam exploradas pelos alunos. Ozeilton enfatizou sobre a importância da feira, como um fator indispensável para a construção de conhecimento. “Acredito que algo vai ficar pra cada um dos alunos.” Concluiu. Prestigiaram o evento, moradores da comunidade Nova Olinda, alunos e professores convidados dos povoados Celestino, Diocrécio, Diocindo e Centro da Rosa.

Para o Gestor Geonilson a realização da feira foi uma das formas de oportunizar aos alunos um momento para que eles pudessem demonstrar de forma prática o que aprenderam. “A escola é um espaço que permite o pensar, o aprender e o agir. A exposição de trabalhos é uma maneira diferente de contextualizar e expor ideias, driblando a rotina e exercitando a criatividade.” Finalizou o gestor escolar.

Além da socialização das aprendizagens com o público presente, os estudantes avaliaram a ação como um fator positivo porque contribuiu para a construção e reconstrução de conhecimentos e habilidades em todas as áreas de conhecimento. Os videos a seguir demonstram a satisfação dos alunos das três turmas do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª) com relação à realização da feira de ciências.

 

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES

1ª SÉRIE

Experimentos Físicos

Água e lixo

Misturas Homogêneas e Heterogêneas

Processo de separação de misturas

2ª SÉRIE

Clima e biomas maranhense

Relevo e hidrografia maranhense

Regionalização do espaço geográfico maranhense

Composição étnica do povo maranhense

Figuras geométricas planas e poliedros

3ª SÉRIE

Reação química e sistema hidráulico

Pressão atmosférica

Frasco de boidem hidrocarbonetos

O inglês do dia-a-dia

Caricatura e biografia dos filósofos

Maquete do povoado Nova Olinda

Os três poderes

PROFESSORES ENVOLVIDOS

GEONILSON DE OLIVEIRA

AURENI FIGUEREDO

EDILENE CONCEICAO

IDAIANE SILVA

OZEILTON OLIVEIRA

EVANYLTON ALENCAR

RAIMUNDO FRANCISCO.

Compartilhar Via:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *